fbpx
Blog
Publicado em: Blog Saúde 23 de fevereiro de 2021 Cateterismo e angioplastia: qual a diferença

O cateterismo e a angioplastia são semelhantes, mas possuem objetivos diferentes. Todos os procedimentos intervencionistas são feitos por cateter, ou seja, são feitos pelo cateterismo. Mas sim, há diferenças. Entenda:

Em geral, chamamos de cateterismo os procedimentos diagnósticos, que visam descobrir doenças, medir a gravidade delas e propor um tratamento. É indicado para encontrar obstruções, alterações e detalhes de um possível problema.

Já a angioplastia é o tratamento em si. Também é feito por cateterismo, mas se refere à quando vamos tratar de fato esse problema, como infartos agudos e isquemia no coração. Por meio do cateter, balões ou stents chegam no vaso machucado para aumentar o fluxo de sangue.

Cateterismo cardíaco

O foco é detectar se há uma doença arterial coronária, aonde ela está e qual a gravidade dela, assim como possíveis alterações nas válvulas ou músculo cardíaco.

É realizado por meio dos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, com a introdução de cateteres que são guiados até o coração com equipamentos de raios-x. As artérias coronárias e câmaras cardíacas são visualizadas com contraste iodado.

Angioplastia coronária

O foco é a restauração do fluxo sanguíneo nas artérias que levam sangue para o coração. Após a identificação de uma obstrução (que pode ser causadas por placas de gordura, cálcio ou coágulos), um cateter leva balões ou stents até o local lesionado, para dilatar a artéria. É um procedimento muito comum em pessoas que sofrem de um infarto agudo ou isquemia cardíaca.

A duração é de 30 minutos a 2 horas, dependendo da complexidade do caso. Requer internação de no mínimo 24 horas, nas quais serão realizados exames de sangue e eletrocardiogramas.

Em ambos os casos, são raras as ocorrências de complicação. Médicos cardiologistas treinados em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica estão aptos a realizar o procedimento e orientar sobre os cuidados antes e depois da intervenção.